Cashback e pontos são dois dos programas de fidelidade mais populares entre os usuários de cartões de crédito. A questão que muitos se perguntam é: qual opção é mais vantajosa? Acumular pontos para trocar por produtos ou receber de volta uma porcentagem do dinheiro gasto em compras?
Se você está indeciso sobre quando utilizar esses programas, continue lendo para descobrir mais e decidir qual a melhor opção para você.
Cashback ou pontos: qual o melhor?
A verdade é que… Depende! Não há uma resposta única, pois o que define qual o programa mais vantajoso é o seu perfil de consumidor e suas necessidades.
O cashback funciona como um reembolso parcial. Em vez de pagar um valor com desconto, você paga o valor total e recebe uma porcentagem desse total de volta, diretamente em sua conta corrente.
Esse programa é ideal para compras de valor baixo ou médio e para quem prefere não esperar acumular pontos para resgatar, sendo uma forma mais rápida de monetização.
Por outro lado, pontos e milhas são ideais para aqueles que viajam com frequência ou planejam viajar no futuro. Essa forma de fidelização é tradicional e bem aceita pelos brasileiros. Cada cartão possui regras específicas para pontuar em compras, mas é importante lembrar que os pontos geralmente têm data de validade e é necessário acumular uma quantidade significativa para resgatar o valor.
Para os pontos, há espaço para promoções e variação de valor correspondente à pontuação, por isso é importante ficar atento às lojas dos programas e acompanhar os produtos ou viagens desejadas.
Para programas de cashback, o retorno é mais rápido, perfeito para quem deseja poupar ou investir, já que alguns bancos conseguem converter o cashback em investimentos de forma automática. Pontos são mais indicados para quem tem paciência e visa resgatar no futuro viagens, produtos e serviços.
É importante destacar que o retorno para os programas de cashback varia de 0,25% a 1% do valor gasto, então nem sempre é a opção mais vantajosa.
Para gastos mais baixos no cartão, a melhor opção é o cashback. Para gastos maiores, pontos ou milhas podem ser uma escolha melhor, já que também é possível vender os pontos ou milhas recebidos e receber o retorno em dinheiro caso o resgate de viagens ou produtos não seja desejado.
Tudo depende do seu objetivo final!
Importante: os dois programas de fidelização não são exclusivos! Você pode usar os dois de forma complementar com estratégias diferentes.
Pontos ou milhas são mais indicados para quem tem uma viagem nos planos, viaja com certa frequência e tem um tempinho extra para aprender um pouco sobre o assunto. Se você não deseja se preocupar com a pontuação ou validade, cashback é a sua melhor opção.
Gostou do nosso conteúdo? Acompanhe o nosso blog para mais dicas e compartilhe este post com seus amigos e familiares.