A Receita Estadual começou a inscrever os contribuintes que não realizaram o pagamento do IPVA 2024 em dívida ativa (DAT) a partir do dia 07/09. Na prática, há a inclusão do nome do contribuinte no Cadastro Informativo (Cadin/RS) e nos órgãos de proteção de crédito como SPC, Boa Vista e Serasa.
Além disso, ocorre o acréscimo no valor total da dívida de 5% sobre valor devido, além de multa diária de 0,334% ao dia até o limite de 20%, a partir da data de vencimento do IPVA. O valor também tem correção monetária com base na taxa Selic. Segundo a Secretaria da Fazenda, cerca de 11% dos contribuintes estão inadimplentes e poderão ter o IPVA 2024 inscrito em dívida ativa.
O que acontece se eu rodar com IPVA em dívida ativa?
Caso sejam abordados em fiscalização, os proprietários dos veículos em situação irregular poderão ser multados e guinchados e terão de arcar com os custos do serviço de guincho e depósito no Detran RS. Para a retirada do veículo em depósito, também são cobradas taxas de remoção e estadia.
Como pagar meu IPVA em dívida ativa?
O IPVA 2023 em dívida ativa só poderá ser quitado à vista na rede bancária credenciada — Banrisul, Bradesco disponível para correntistas, Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal. O parcelamento da dívida ativa só está disponível para os exercícios anteriores.
Como pagar meu IPVA em dívida ativa parcelado?
Apesar de não ser possível parcelar a dívida ativa diretamente na rede bancária, é possível parcelar não só o IPVA em dívida ativa, como também multas e licenciamento anual em até 12X no cartão de crédito com a Botpag, empresa credenciada oficial e autorizada pelo Detran RS para financiar multas e outros débitos no cartão de crédito. Nesta modalidade, o Detran RS continua recebendo o total devido à vista, porém por meio da Botpag, que cuida de toda a baixa.
A Botpag é confiável?
A Botpag é especialista em parcelamento de débitos de veículos, além de pioneira na regularização de débitos de veículos em blitz e fiscalizações. O pagamento de débitos veiculares por meio da Botpag é autorizado pelo Senatran, (portaria 1828/2020). O Detran RS regulamentou o pagamento no cartão de crédito e débito por meio da portaria 494/2018, quando definiu as condições de atuação das empresas Adquirentes, Subadquirentes ou Facilitadoras (ASFs). A Botpag é credenciada oficial como ASF00015 e realiza o parcelamento em até 12X no cartão de crédito.
Fale com a gente: https://botpag.link/queroparcelar