IPVA online, consulte e pague em 12x. Consulte Agora

Consulte gratuitamente seu IPVA e parcele em até 12x!

Botpag apoia a causa de paz no trânsito

Parcelamento de IPVA, multas e licenciamento é com a Botpag®

20% off

na taxa em 12x no cartão

CUPOM: IPVA20

O que é o ipva?

O IPVA é um tributo anual, ele é obrigatório para todos os donos de veículos automotores no Brasil. O pagamento desse imposto é fundamental para a regularização do veículo.

Existem algumas situações que isentam o proprietário do pagamento do IPVA 2025. Veículos com mais de 20 anos de fabricação, pessoas com deficiência (PCD) e algumas categorias profissionais podem ser elegíveis à isenção, mediante solicitação específica.

Como pagar o IPVA?

Para quitar o IPVA SP 2025, você pode utilizar o número do RENAVAM diretamente nos canais da rede bancária conveniada, como Bradesco e Banco do Brasil. Da mesma forma, o pagamento de outras taxas veiculares, como multas e licenciamento (para as quais o Detran-SP não emite boletos), também pode ser efetuado informando o RENAVAM nessas instituições.

Já para o IPVA SP 2024 (que está atrasado), existe a opção de pagamento parcelado com a Botpag, que oferece as modalidades de Pix e parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito.

O que acontece se o IPVA ficar atrasado?

Se o IPVA não for pago até a data de vencimento, o valor a ser quitado será maior devido à incidência de multas e juros sobre o montante original do imposto.

Ademais, o IPVA é um requisito essencial para o licenciamento do veículo. Em caso de fiscalização, a falta do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), motivada pelo IPVA em atraso, pode levar à remoção do veículo para o pátio, a critério do agente de trânsito.

Não deixe essa situação acontecer! Com a Botpag, você tem a facilidade de regularizar seu IPVA parcelando o valor em até 12 vezes, e o melhor: sem juros. Aproveite essa oportunidade para manter seu veículo em dia!

Pode multar por IPVA atrasado? 

O IPVA atrasado não gera uma multa de trânsito (aquela sobre o veículo), mas sim um acréscimo financeiro a cada dia em que o atraso aumenta.

Quando o pagamento do IPVA ocorre após o vencimento, é aplicada uma multa diária de 0,33% sobre o valor do imposto. Essa multa pode acumular até atingir um limite de 20%, o que acontece após 60 dias de atraso. Os juros incidentes sobre o valor em débito são calculados com base na taxa Selic vigente.

Como funciona a Botpag®?

1

Consulte os débitos do seu veículo

Verifique IPVA, licenciamento, multas de trânsito, IPVA em Dívida Ativa e até o seguro DPVAT.

2

Escolha como deseja pagar seu IPVA ou multas

Pague à vista via Pix ou parcele em até 12x no cartão de crédito, com condições especiais.

3

Pronto está pago!

Em breve o seu documento estará regularizado!

Dúvidas frequentes?

Entre em contato com o nosso time

Você pode usar seu carro com o IPVA vencido apenas até o vencimento do licenciamento do seu veículo. Lembrando que, para licenciar o veículo, é preciso que todos os débitos, incluindo o IPVA, estejam quitados.

Não, mas é comum que a cada ano o veículo sofra desvalorização, obsolescência e desgaste que é comum acontecer.

Você pode consultar o seu IPVA e outras pendências através da Botpag Parcela Tudo

Tenha em mãos a placa e o Renavam do seu veículo, podendo assim consultar e simular o valor do parcelamento do seu IPVA, Licenciamento e multas de forma rápida e segura e em até 12x no cartão de crédito.

Para evitar o atraso do IPVA e suas consequências, como multas, juros e restrições no licenciamento do veículo, a principal dica é: fique de olho no calendário de vencimento!

O atraso no pagamento do IPVA gera multa diária, limitada a um valor máximo, além da cobrança de juros mensais. Também podem surgir consequências mais graves, como a apreensão do veículo, restrições financeiras e impedimentos para realizar o licenciamento.

Sim, além da multa, também corre juros de mora sobre o valor corrigido (multa + imposto). Esses juros na maioria das vezes são baseados de acordo com a taxa Selic, e podem ter um percentual mínimo mensal (como 1%)

O IPVA inscrito em dívida ativa acontece quando o proprietário do veículo não efetua o pagamento desse imposto dentro do prazo determinado pelo Detran. Essa inscrição geralmente ocorre a partir do 30º dia após a data de vencimento do tributo.

Para verificar se o IPVA foi inscrito em dívida ativa, é preciso acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado onde o veículo está registrado. A consulta na Sefaz pode ser feita também com CPF, além da placa e renavam. 

O pagamento da dívida ativa é feito geralmente à vista, diretamente via site da Secretaria da Fazenda ou da Procuradoria Geral do Estado. 

Depois de pago, pode variar de 3 a 5 dias para dar baixa no pagamento.