Licenciamento em atraso: o que priorizar?

Olá, motorista! Quando há IPVA, multas ou licenciamento em atraso, é comum ficar um pouco perdido sobre o que pagar primeiro. Neste post, vamos discutir quais débitos podem ser priorizados para garantir que seu veículo fique em dia.

Licenciamento em atraso: o que priorizar?

Quando há IPVA, multas ou licenciamento em atraso, é comum ficar um pouco perdido sobre o que pagar primeiro. Neste post, vamos discutir quais débitos podem ser priorizados para garantir que seu veículo fique em dia.

Atenção: estas dicas são mais indicadas para quem tem débitos veiculares de anos anteriores, ok? Se você precisa verificar a situação do seu veículo, clique aqui para consultar sua placa gratuitamente através de nossa plataforma Botpag® ParcelaTudo!

Licenciamento anual

O licenciamento é um compromisso anual e é composto geralmente pela taxa de licenciamento, IPVA, DPVAT, multas vencidas — também chamadas de multas obrigatórias — e as multas RENAINF — aquelas cometidas em outros estados ou em rodovias federais.

Dentre estas taxas, é importante priorizar o que pode entrar em dívida ativa com mais rapidez. Na maioria dos estados, o débito que é inscrito com maior rapidez e regularidade é o IPVA, por ter um valor maior do que os demais.

Como cada inscrição na dívida ativa tem um custo para o estado, geralmente há algumas regras, como valor mínimo, que são levadas em consideração antes da inscrição da dívida.

Dessa forma, IPVA em atraso sempre precisa de maior atenção, pois ele pode entrar em dívida ativa e ser acrescido de juros e multas. Saiba mais sobre IPVA e dívida ativa clicando aqui.

Agora, se não há IPVA 2023 ou de anos anteriores e você possui multas vencidas, pode ser mais indicado quitar as multas, uma vez que multas vencidas impedem a emissão do CRLV 2023. O CRLV 2023 ainda será válido até o vencimento da sua placa e para muitos estados, o prazo vai até o segundo semestre.

É importante destacar que rodar com o licenciamento em atraso pode gerar multa em caso de fiscalização, no valor de R$ 293,47, além sete pontos na CNH, sendo infração gravíssima.

Outros fatores para considerar

  • Uso do veículo;
  • Pagamento antecipado do IPVA 2024 tem descontos importantes;
  • IPVA tem multa de 0,33% por dia de atraso (até o limite de 20%), além de juros de mora com base na taxa Selic.
  • Rodar com o licenciamento em atraso pode gerar multa e/ou apreensão do veículo.

A melhor opção é a que fizer mais sentido para você e o seu orçamento. O ideal é sempre incluir as despesas Detran no planejamento financeiro para manter os tributos em dia, mas caso precise regularizar aos poucos, é preciso fazer as contas e ver o que mais faz sentido na ponta do lápis.

Como a Botpag pode te ajudar a deixar o seu veículo em dia?

Nossa Plataforma ParcelaTudo!® é a melhor forma de parcelar e pagar débitos veiculares. Você pode pagar em 1 ou mais cartões de crédito em até 12X, ou PIX. A Botpag é credenciada oficial Senatran & Detrans, uma forma segura e prática de parcelar taxas veiculares.

Consulte gratuitamente seu veículo