Multa RENAINF: O que é e como consultar?

Olá, motorista! As multas RENAINF podem impedir o licenciamento do veículo para o ano corrente. Saiba o que é a multa RENAINF, como consultar e como pagar este tipo de multa.

O que é o RENAINF?

O RENAINF é o Registro Nacional de Infrações de Trânsito, um sistema coordenado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) que registra as infrações de trânsito cometidas em unidades federativas diferentes daquela onde o veículo está registrado e licenciado. 

Além disso, permite o registro de infrações impostas por órgãos como a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Polícia Rodoviária Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes — DNIT, estes últimos independente do estado de origem do veículo.

No Brasil há milhares de órgãos autuadores que podem multar motoristas e proprietários de veículos caso haja infração ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O que é a multa RENAINF?

Uma multa RENAINF é aquela infração cometida em estado diferente do de origem do veículo. Por exemplo, se o seu veículo está registrado no estado de São Paulo e você foi para Santa Catarina de férias e cometeu uma infração, esta multa será registrada no RENAINF pelo estado de Santa Catarina, garantindo assim que a multa seja cobrada e paga pelo proprietário do veículo.

Como a multa RENAINF é aplicada?

As multas RENAINF podem ser aplicadas por qualquer órgão autuador, quando o motorista comete uma infração fora de seu estado de origem. Os órgãos autuadores mais frequentes para este tipo de multa são a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes (ANTT) e Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mas outros podem ser aplicáveis a depender da via.

Quando ocorre a infração, o órgão autuador comunica o Detran do estado onde o veículo está registrado via sistema. O Detran, por sua vez, é responsável por notificar o proprietário e/ou condutor do veículo.

Se um veículo do RJ comete uma infração em SP, por exemplo, o órgão autuador de São Paulo conseguirá notificar e recolher o valor da multa por meio do RENAINF, cumprindo-se assim o que está previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Como consultar uma multa RENAINF?

Nem todas as multas renainf constam no site do Detran ou bases estaduais, porém é possível consultar uma multa do RENAINF pelo portal da Senatran, seguindo os passos abaixo:

  1. Acesse o site da Senatran;
  2. Faça o login com a sua conta gov.br, usando o CPF e senha cadastrados;
  3. Clique na seção “Consultar meus veículos”;
  4. Selecione o veículo;
  5. Clique em “Indicadores de Situação de Veículos”;
  6. Confira se há restrições, multas RENAINF e a situação do veículo;
  7. Se houver multa RENAINF, clique sobre a palavra “sim” indicada na coluna ao lado;
  8. Verifique os dados referentes à multa RENAINF.

Como consultar a multa RENAINF para veículos de terceiros?

Para consultar uma multa do RENAINF de veículos em nome de terceiros, basta seguir o passo-a-passo abaixo:

  1. Acesse o site da Senatran;
  2. Clique na opção “Veículos” no menu lateral;
  3. Selecione “Consultar Veículo”;
  4. Digite renavam, placa e CPF ou CNPJ do proprietário do veículo;
  5. Clique em “Indicadores de Situação de Veículos”;
  6. Confira se há restrições, multas renainf e a situação do veículo;
  7. Se houver Multa Renainf, clique sobre a palavra “sim” indicada na coluna ao lado.;
  8. Verifique os dados referente às multas Renainf.

Eu posso licenciar o veículo com uma multa do RENAINF?

Para licenciar ou transferir um veículo, ele não deve possuir nenhum débito em aberto, incluindo as multas do RENAINF.

Posso recorrer de uma multa do RENAINF?

Sim! Você pode recorrer contra qualquer tipo de multa, seja por via judicial ou administrativa. Se a defesa for negada, será necessário pagar a multa.

Como pagar a multa RENAINF?

O boleto de pagamento é enviado para o endereço do proprietário cadastrado no Detran. Caso a multa RENAINF esteja constando no sistema do Detran, também será possível realizar o pagamento através dos bancos conveniados, com o número do Renavam.

Caso a multa ainda não esteja cadastrada no sistema de pagamentos do Detran, é necessário acessar o site do órgão autuador, realizar a consulta dos débitos com a placa e o Renavam, e emitir a guia de pagamento ou recolhimento para realizar o pagamento na rede bancária.

E se eu não pagar a multa RENAINF, o que acontece?

Deixar de pagar multas pode trazer muitos transtornos, pois além de correrem juros e aumentar o valor, como a multa RENAINF impede o licenciamento, é possível que você ganhe outra multa por licenciamento atrasado, ao rodar de forma irregular, em caso de fiscalização.

A multa por circular com veículo não licenciado é de R$ 293,47, infração gravíssima que gera 7 pontos na CNH.

Quanto tempo demora a baixa da multa do RENAINF?

O prazo de baixa das multas RENAINF podem variar de acordo com o método de pagamento, mas geralmente isso ocorre em até 5 dias úteis. A baixa é automática, após pagamento e compensação bancária.

Posso parcelar as multas do RENAINF?

Sim! Se você cometeu uma infração de trânsito em outro estado e precisa fazer o pagamento da multa RENAINF, você pode parcelar a sua multa em até 12X no cartão de crédito com a Botpag, informando a placa e RENAVAM do veículo. 

A multa RENAINF pode impedir o licenciamento do seu veículo, então aproveite para colocar tudo em dia com a Botpag, que te ajuda a evitar problemas com blitz e fiscalização.

Consulte as suas multas na Botpag

Parece complicado? A botpag® pode te ajudar! Em nosso site, é possível consultar multas e outros débitos, além de realizar o pagamento de forma rápida, segura e online. Além disso, caso tenha dúvidas sobre detalhes de multas, basta entrar em contato com nosso suporte, que estará pronto para ajudá-lo.

Acesse o Parcela Tudo da BotPag e confira como parcelar seus débitos em até 12X no cartão de crédito.

A botpag® é uma empresa credenciada pela Portaria nº 1.828 na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), órgão máximo executivo do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), antigo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e também nos principais Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Conta com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Manaus, Belo Horizonte, Belém, Florianópolis e Porto Alegre.‌

Consulte gratuitamente seu veículo