1. Home
  2. Sem categoria
  3. Órgãos autuadores brasileiros: Lista atualizada 2025

Rodízio de carros em São Paulo em 2025

Atualizada em 24/04/2025

Em meio ao intenso tráfego da maior metrópole brasileira, o rodízio de veículos continua sendo uma das principais estratégias de gestão da mobilidade urbana em São Paulo. 

Implementado há décadas, este sistema de restrição veicular segue evoluindo para atender às necessidades de uma cidade em constante transformação.

Neste guia completo, apresentamos todas as informações essenciais sobre o funcionamento do rodízio em 2025: dias e horários de restrição, áreas abrangidas, exceções, valores de multas e datas de suspensão. 

Entender essas regras é fundamental para motoristas que precisam circular pela capital paulista, sejam residentes ou visitantes.

Como funciona o rodízio de carros em São Paulo?

O rodízio de veículos é uma iniciativa da prefeitura de São Paulo que visa melhorar o trânsito em áreas específicas de congestionamento mais intenso. O rodízio de São Paulo, dessa forma, proíbe a circulação de veículos de acordo com o final de placa em determinados dias da semana.

O rodízio funciona em duas zonas da cidade, conhecidas como Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) e Zona de Restrição ao Trânsito de Caminhões (ZRTC).

De acordo com esta restrição, fica proibida a circulação de automóveis entre os períodos de 7h às 10h e 17h às 20h, de acordo com os finais de placa como vemos abaixo:

DiaSegunda-feiraTerça-feiraQuarta-feiraQuinta-feiraSexta-feira
Final de placa1 e 23 e 45 e 67 e 89 e 0

Quais são os dias em que o rodízio de São Paulo ficará suspenso?

O rodízio fica suspenso nos feriados geralmente nas férias e feriados. Confira abaixo algumas datas em que ocorrerá a suspensão em 2025:

25/12/2025: Natal

18/04/2025: Paixão de Cristo

21/04/2025: Tiradentes

01/05/2025: Dia do Trabalho

19/06/2025: Corpus Christi

20/11/2025: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

O que acontece se eu rodar durante o rodízio com o meu veículo?

Se você rodar com o seu veículo durante o dia de suspensão, poderá ser multado de acordo com o artigo 187 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A fiscalização do rodízio em São Paulo é feita por meio de radares eletrônicos e agentes municipais da CET.

A multa por desrespeitar o rodízio é considerada uma infração de trânsito grave e pode custar R$130,16 para o condutor do veículo, além de 4 pontos na CNH.

Quais são as áreas do rodízio de carros em São Paulo?

É importante destacar que o rodízio de São Paulo é válido para as seguintes áreas:

  • Centro Expandido, incluindo as vias que delimitam o Minianel Viário, formado pelas marginais Tietê e Pinheiros 
  • Avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay
  • Complexo Viário Maria Maluf
  • Avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias
  • Viaduto Grande São Paulo
  • Avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf

Você sabia? O final de placa também determina o vencimento do IPVA e de outras taxas. Consulte o IPVA, multas e licenciamento com a Botpag® através do formulário desta página.

rodízio SP

Fonte: Prefeitura de São Paulo/Google Maps

É permitido deixar o carro estacionado na rua em dia de rodízio?

Em São Paulo, a regra do rodízio restringe a circulação de veículos em determinados dias e horários, mas não o estacionamento. Ou seja, você pode estacionar seu carro na rua normalmente, mesmo no dia em que ele está impedido de circular. No entanto, é fundamental respeitar as demais regras de trânsito e estacionamento, como as placas de proibido estacionar e as vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência.

Veículos de outros estados podem ser multados por rodízio em São Paulo?

Sim! O rodízio municipal de veículos em São Paulo vale para todos os veículos, independentemente da cidade ou estado em que foram emplacados. Portanto, se você estiver visitando a cidade com um carro de outro estado, fique atento aos dias e horários em que ele não pode circular, para evitar multas.

Como saber se fui multado por rodízio em São Paulo?

Se você suspeita que pode ter sido multado por rodízio em São Paulo, é importante verificar a situação do seu veículo. Você pode fazer essa consulta de diversas formas:

  • Site do Detran-SP: É possível consultar multas pendentes diretamente no site do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo.
  • Notificação pelo correio: A multa também pode ser enviada para o seu endereço cadastrado no Detran.

E, para facilitar a sua vida, a Botpag ParcelaTudo te ajuda a consultar suas multas de forma prática e online. Digite a sua placa e renavam no formulário da página e consulte a situação do seu veículo gratuitamente.

É importante verificar regularmente se há multas pendentes em seu nome, para evitar problemas com o seu licenciamento e fiscalização.

Consulte grátis
seu veículo