Como a Jornada sem redirecionamento impactará o PIX

Lançado em 2020, o PIX já teve várias melhorias para garantir melhor aproveitamento e seguraça por parte de clientes e empresa. Novidade no mercado, o PIX por aproximação já é uma realidade. O Banco Central (BC) está atualmente na fase de padronização deste recurso, com o objetivo de assegurar condições iguais de acesso e distribuição no setor.

Ao divulgar as regras para a jornada sem redirecionamento (JSR), O BC antecipou a possibilidade do PIX por aproximação. No modelo atual, para realizar um pagamento via PIX é necessário que o usuário, de forma obrigatória, faça a autorização no aplicativo de sua instituição financeira em todas as transações.

Com a JSR, este passo é eliminado, ou seja, o pagamento poderá ser iniciado e finalizado no mesmo ambiente por meio de biometria, como acontece hoje em dia em alguns métodos de pagamento e wallets digitais. A autenticação via banco ainda será necessária, por motivos de segurança, em pelo menos uma das transações.

Isso muda o jogo principalmente para pagamentos recorrentes, já que permite que o consumidor tenha uma jornada mais fluida e com menos etapas em instituições confiáveis ou de rotina do usuário. Os principais benefícios são a comodidade, agilidade e melhora na experiência do usuário. 

A segurança, essencial principalmente para pagamentos online, continua sendo prioridade neste tipo de transação, uma vez que ainda será realizada pelo menos uma autorização via banco. 

O lançamento para o público geral está prevista para 2025, mas já está em fase de testes por algumas empresas de forma privada.

Consulte gratuitamente seu veículo