O que é um carro alienado? 

Quem busca comprar ou vender um veículo pode ter se deparado com o termo “carro alienado”. Para tomar uma decisão vantajosa, é preciso ter todas as informações sobre este tipo de veículo antes de fechar negócio.

carro alienado

Neste artigo, vamos explicar o que é um carro alienado e as vantagens e desvantagens de financiar este tipo de veículo.

 O que é um carro alienado?

Um carro alienado é aquele que foi dado como garantia em um financiamento. Em outras palavras, o veículo fica “preso” ao banco ou instituição financeira até que o empréstimo seja quitado.

Imagine que você financia um carro: o banco te empresta o dinheiro para a compra, mas o veículo fica como garantia da dívida. Isso significa que, em caso de não pagamento das parcelas, o banco pode tomar posse do carro. Da mesma forma, a posse definitiva do veículo só será sua após o pagamento de todas as parcelas.

A alienação fiduciária é um tipo de gravame e é incluída no documento do veículo, o CRV ou Certificado de Registro do Veículo.

Assim como carros, motos também podem ser alienadas e serem dadas como garantia para empréstimos e financiamentos.

Posso circular com um carro alienado?

Sim, você pode circular normalmente com um carro alienado. A alienação não impede o uso do veículo, apenas significa que ele está vinculado a um contrato de financiamento.

Vantagens e desvantagens de comprar um carro alienado

Vantagens:

  • Facilidade de compra: O financiamento facilita a aquisição do veículo, permitindo que pessoas sem o valor total para compra à vista possam realizar o sonho de ter um carro.
  • Parcelamento: As parcelas do financiamento podem ser menores ou com taxa de juros melhores, o que pode ser mais acessível para o motorista.

Desvantagens:

  • Risco de perda do bem: Em caso de inadimplência, o banco pode tomar posse do carro. Em caso de perda, também pode não ser possível a devolução do valor já pago.
  • Restrições na venda: A venda de um carro alienado exige procedimentos específicos, como a quitação do financiamento ou a transferência da dívida para o comprador.

Como saber se um carro está alienado?

Para saber se um carro está alienado, você pode consultar o histórico do veículo através do site do Detran do estado onde o veículo está registrado para verificar débitos e restrições do veículo, através da placa e renavam do veículo.

O que fazer ao comprar um carro alienado?

Quem deseja comprar um carro alienado precisa consultar previamente se existem débitos como multas, IPVA, DPVAT ou licenciamento em aberto, para evitar assumir dívidas do antigo proprietário ou incluir estas dívidas no acordo de compra e venda.

Também é necessário oficializar a compra ou venda, uma vez que contratos de gaveta não possuem validade jurídica. Caso o novo comprador atrase as parcelas, por exemplo, a cobrança será feita no nome de quem está no contrato do financiamento.

Dica da Botpag: Você pode pagar multas, IPVA, licenciamento e outras taxas veiculares com a Botpag, credenciada oficial Senatran & Detrans. Consulte agora o seu veículo gratuitamente clicando aqui.

O que acontece se eu atrasar as parcelas de um carro alienado?

O atraso nas parcelas de um veículo alienado pode gerar diversas consequências, como:

  • Juros e multas: O atraso gera cobrança de juros e multas, aumentando o valor da dívida.
  • Negativação do nome: A inadimplência pode levar à negativação do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, dificultando a obtenção de novos créditos.
  • Busca e apreensão do veículo: Em último caso, o banco pode entrar com um processo de busca e apreensão para tomar posse do veículo.

Motorista, esperamos que este post tenha sido útil! Continue acompanhando o nosso blog para conferir mais conteúdos que facilitam a sua vida no trânsito. 

Consulte gratuitamente seu veículo